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Entenda como evoluir na guitarra para tocar choro ou QUALQUER música brasileira que você queira COM PROPRIEDADE, sem precisar estudar escalas ou livros didáticos!

Aumente sua técnica, improvise com fluência e ainda por cima tocando a música brasileira

mais valorizada no exterior! 

Não importa se você é iniciante, intermediário, ou avançado, com certeza o curso tem muito o que te agregar!

 ACESSO VITALÍCIO  !!

 

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Risco Zero!

7 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Você será capaz de:

  • Tocar choro na guitarra e improvisar com a linguagem de grandes mestres da música brasileira!

  • Aprender a improvisar de maneira simples e descomplicada;

  • Aprender a acompanhar e tocar a parte rítmica na música brasileira;

  • Aprender o caminho para estudar música de maneira eficaz;

  • Entender a teoria por trás de grandes melodias!

  • Visualizar e montar acordes criativos;

  • Compreender como evoluir de maneira eficiente no seu instrumento e na música de modo geral!

  • Saber utilizar a linguagem tonal ao seu favor e não depender da sorte para criar lindas melodias!

  • Aprender profundamente sobre choro e música brasileira.

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Alto grau de satisfação entre os nossos alunos

Improvisação

Aprender os pilares da improvisação na música brasileira

Técnica

Aprofundamento nas técnicas necessárias para tocar choro e música brasileira na guitarra!

Acompanhamento

Você será capaz de acompanhar outros solistas com segurança

Compreensão

Para tocar é preciso compreender! Aqui você terá uma visão ampla da música brasileira!

PRA QUEM É

  • Pra você que quer se tornar um guitarrista preparado, seguro e versátil

     

  • Pra você que deseja tocar choro ou outro estilo de música brasileira na guitarra e improvisar com fluência

     

  • Pra você que se sente inseguro na hora de tocar outros estilos musicais e quer mudar isso de vez

     

  • Pra você que quer ter a segurança, técnica e linguagem para tocar um repertório brasileiro na guitarra

     

  • Pra você que deseja ter acesso ao pensamento que guia os maiores improvisadores da música brasileira

     

  • Pra você que quer ter suporte e acompanhamento de um professor reconhecido pelo trabalho de guitarra brasileira

PRA QUEM NÃO É

- Pra você que já toca e improvisa com fluência na música brasileira

- Pra você que é um iniciante completo e não tem NENHUM CONHECIMENTO sobre intervalos e notas no braço do instrumento

- Pra você que não se preocupa em ser um guitarrista versátil 

- Pra você que não deseja evoluir com eficiência e propriedade

- Pra você que está completamente satisfeito com seus resultados e não deseja evoluir no instrumento

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Tom Cykman

Tom Cykman é músico guitarrista com foco na música brasileira e na improvisação. Sua linha consiste em traduzir a linguagem brasileira para a guitarra com consistência e ensinar este processo aos alunos!

 

Com reconhecimento internacional, fez turnês na Argentina, Portugal e Israel (Shablul Jazz), além de ministrar uma Masterclass de música brasileira no Núcleo de Samba e Choro de Buenos Aires. Foi professor convidado pela UFRGS para ministrar uma aula na disciplina de Improvisação dentro da graduação em Música Popular, coordenada por Julio Herrlein. Estudou no Conservatório de Tatuí.

Foi premiado com o Edital Aldir Blanc onde realizou uma série de oficinas a respeito da guitarra no choro, com a qual alcançou repercussão internacional com mais de 270 pessoas inscritas de todo o Brasil, Argentina e Portugal.

                               MÓDULOS DO CURSO GUITARRA NO CHORO E IMPROVISAÇÃO BRASILEIRA

 

Módulo 1 – Roteiro para estudar um choro (ou qualquer música)

 

1.1 – A forma do choro

 

1.2 – 1ª Etapa: a harmonia do choro

 

1.3 – 2ª Etapa: a melodia do choro

 

1.4 – 3ª Etapa: as variações do choro

 

1.5 – 4ª Etapa: improvisar no choro

 

Módulo 2 – Aprendendo um choro juntos e incorporando seus elementos na sua improvisação

 

2.1 – Receita de Samba (Jacob do bandolim) – Forma / Organização em Partes e Quadraturas

 

2.2 – Harmonia, melodia, análise harmônica e melódica das primeiras quadraturas

 

2.3 – Aspectos rítmicos do samba na melodia, improvisação e exercícios

 

2.4 – Análise melódica do Cm6 e como aproveitar ao máximo cada trecho musicalidade

 

2.5 – Harmonia das próximas quadraturas

 

2.6 – Continuação da melodia / O conceito melódico de apojatura e quais ornamentos técnicos usar

 

2.7 – Continuação da harmonia e melodias e como incorporar trechos no improvisos

 

2.8 – Variando sobre o material aprendido

 

Módulo 3 – Receita de Samba pt. 2 / Ornamentos e conceitos melódicos

 

3.1 – Introdução / Tempo 1 como chegada / Revisão da melodias

 

3.2 – O slide de Jacob do bandolim

 

3.3 – Harmonia e melodia da segunda metade da Parte A / Reutilização das células melódicas

 

3.4 – Continuação da música / Conceito de bordadura

 

3.5 – Apojaturas na melodia e final da Parte A

 

Módulo 4 – Samba!

 

4.1 – Clave rítmica do samba / Samba 7+9 e Samba 9+7

 

4.2 – Samba 7+9 e exemplos

 

4.3 – Samba 9+7 e exemplos

 

4.4 - Autonomia gerada pela consciência rítmica e exercícios de semi-colcheias

 

4.5 – Turn around (I vi ii V) de Jacob para repetição da Parte A / Ideia rítmica e incorporação

 

Módulo 5 – Improvisação e acompanhamento no Samba

 

5.1 - Demonstrações de improvisos com células melódicas de Receita de Samba

 

5.2 - Explicação mordentes+apojaturas

 

5.3 – Acompanhamento no Samba

 

5.4 – Variações de levada e Samba dedilhado

 

Módulo 6 – Receita de Samba pt. 3 / Escala = conjunto das apojaturas

 

6.1 – Receita de Samba Parte B / Apojaturas e sua relação com melodias / “Escala não tem ritmo”

 

6.2 – Jacob do bandolim na Parte B – conceitos usados e tradução pra guitarra

 

6.3 – Cromatismos / Ornamentos / Apojaturas / “Notas sensíveis” dos acordes

 

Módulo 7 – Cromatismos / Ornamentos / Lugar de chegada das notas

 

7.1 – Por que é tão importante estudar uma música a fundo?

 

7.2 - Cromatismo da 3M para a 5J no F#7

 

7.3 - Cromatismo da 3M para a 5J no E7 resolvendo no A6 / Anacruse na música brasileira

 

7.4 – Receita de Samba Parte B – continuação

 

7.5 – Variações de Jacob no motivo inicial da Parte B / Incorporando as variações

 

7.6 – Final da Parte B e análise melódica / Conceito de dissonância emancipada

 

Módulo 8 – A importância do ritmo e das subdivisões / Variações de Jacob do bandolim

 

8.1 - Estudo das variações de Jacob na repetição da Parte B

 

8.2 - Variação sobre Am6 e Em com conjuntos de 3 semi-colcheias / Exercícios rítmicos de conjuntos de 3 semi-colcheias / Exemplos musicais

 

8.3 – Como Jacob usou o conceito em sua variação na música

 

8.4 – Agrupamentos + Acentuação

 

8.5 - Como chegar o mais perto possível do som desejado?

Módulo 9 – + Conceitos melódicos e rítmicos da linguagem tonal

 

9.1 – Apojaturas no V/i (acorde dominante que prepara acorde menor) / Apoj+bord

 

9.2 – Resumo dos tipos de acordes e quais notas usar de apojaturas

 

9.3 – Análise harmônica do iv grau que prepara o i (tonalidade menor)

 

9.4 – Diferenças entre os tipos de diminutos (Iº ou derivado do Vb9) / Extra: acorde aumentado

 

9.5 – Agrupamentos de notas e polirritmias

 

Módulo 10 – Receita de Samba / + Variações na Parte B

 

10.1 - Variação com ghost notes no F#7 e diminutos no B7

 

10.2 - Sair da segunda semi-colcheia como recurso melódico / Últimas variações na Parte B

 

10.3 – Dicas de estudo

Módulo 11 – Acorde aumentado e outras variações na última Parte A de RS

 

11.1- Mudança de posição para facilitar execuções

 

11.2 – Possibilidades no acorde aumentado

 

11.3 – Escalas possíveis no acorde aumentado e pensamento escalar

 

11.4 – Análise melódica e harmônica do Coda / Tradução pra guitarra

 

Módulo 12 – Acompanhamento, voicings e possibilidades harmônicas

 

12.1 – Acompanhamento e extensões quando já tem alguém tocando o baixo

 

12.2 – Ex.: tocando o acompanhamento em estilo comping (sem baixo) de Receita de Samba

 

12.3 - Agrupamentos de 3 semi-colcheias no acompanhamento e outras possibilidades rítmicas

 

12.4 - Apojaturas no acompanhamento / Voicings

 

12.5 - Acompanhamento “cavaquinístisco” / + Voicings com extensões

 

Módulo 13 – Masterclass Choros com Extensões Parte 1

 

13.1 - Dissonâncias emancipadas: tão autônomas quanto qualquer nota da tríade

 

13.2 – Jacob do bandolim na variação em Murmurando (Fon-fon) – G7/9 C7b913 F7M

 

13.3 – Chorinho de Gafieira (Astor Silva) – G7/13

 

13.4 – Uma Noite no Sumaré (Esmeraldino Salles) pt. 1- Em6(9/7M) Am6(9)

 

13.5 - Relação entre tonalidade e extensões Vs. Música modal

 

13.6 - Uma Noite no Sumaré pt. 2 – Arpejo m7 / Menor melódica / “Mi menor com tudo”

 

Módulo 14 - Masterclass Choros com Extensões Parte 2

 

14.1 – Novato (Esmeraldino Salles) - Diversas extensões

 

14.2 – Carioquinhas no Choro (Altamiro Carrilho) – Bb7M

 

14.3 - Chorinho pro miudinho (Dominguinhos) / Dominguinhos e a pentatônica

 

14.4 – Choro Pro Zé (Guinga)

 

14.5 – Chega de Saudade (Tom Jobim) / O clímax musical com sobreposições de acordes

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