Guitarra no Choro e Improvisação
Entenda como evoluir na guitarra para tocar choro ou QUALQUER música brasileira que você queira COM PROPRIEDADE, sem precisar estudar escalas ou livros didáticos!
Aumente sua técnica, improvise com fluência e ainda por cima tocando a música brasileira mais valorizada no exterior!
Não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado, com certeza o curso tem muito o que te agregar!
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Você será capaz de:
Alto grau de satisfação entre os nossos alunos
Improvisação
Aprender os pilares da improvisação na música brasileira
técnica
Aprofundamento nas técnicas necessárias para tocar choro e música brasileira na guitarra!
Acompanhamento
Você será capaz de acompanhar outros solistas com segurança
Compreensão
Para tocar é preciso compreender! Aqui você terá uma visão ampla da música brasileira!
PARA QUEM É  
PARA QUEM NÃO É PARA
MÓDULOS DO CURSO 
GUITARRA NO CHORO E IMPROVISAÇÃO BRASILEIRA

Módulo 1 – Roteiro para estudar um choro (ou qualquer música)

  • 1.1 – A forma do choro
  • 1.2 – 1º Etapa: a harmonia do choro
  • 1.3 – 2º Etapa: a melodia do choro
  • 1.4 – 3º Etapa: as variações do choro
  • 1.5 – 4º Etapa: improvisar no choro

Módulo 2 – Aprendendo um choro juntos e incorporando seus elementos na sua improvisação

  • 2.1 – Receita de Samba (Jacob do bandolim) — Forma / Organização em Partes e Quadraturas
  • 2.2 – Harmonia, melodia, análise harmônica e melódica das primeiras quadraturas
  • 2.3 – Aspectos rítmicos do samba na melodia, improvisação e exercícios
  • 2.4 – Análise melódica do Cmó e como aproveitar ao máximo cada trecho musicalidade
  • 2.5 – Harmonia das próximas quadraturas
  • 2.6 – Continuação da melodia / O conceito melódico de apojatura e quais ornamentos técnicos usar
  • 2.7 – Continuação da harmonia e melodias e como incorporar trechos no improvisos
  • 2.8 – Variando sobre o material aprendido

Módulo 3 – Receita de Samba pt. 2 / Omamentos e conceitos melódicos

  • 3.1 – Introdução / Tempo 1 como chegada / Revisão da melodias
  • 3.2 – O slide de Jacob do bandolim
  • 3.3 – Harmonia e melodia da segunda metade da Parte A / Reutilização das células melódicas
  • 3.4 – Continuação da música / Conceito de bordadura
  • 3.5 – Apojaturas na melodia e final da Parte A

Módulo 4 – Samba!

  • 4.1 – Clave rítmica do samba / Samba 7+9 e Samba 9+7
  • 4.2 – Samba 7+9 e exemplos
  • 4.3 – Samba 9+7 e exemplos
  • 4.4 – Autonomia gerada pela consciência rítmica e exercícios de semi-colcheias
  • 4.5 – Tum around (| vi ii V) de Jacob para repetição da Parte A / Ideia rítmica e incorporação

Módulo 5 – Improvisação e acompanhamento no Samba

  • 5.1 – Demonstrações de improvisos com células melódicas de Receita de Samba
  • 5.2 – Explicação mordentes+apojaturas
  • 5.3 – Acompanhamento no Samba
  • 5.4 – Variações de levada e Samba dedilhado

Módulo 6 – Receita de Samba pt. 3 / Escala = conjunto das apojaturas

  • 6.1 – Receita de Samba Parte B / Apojaturas e sua relação com melodias / “Escala não tem ritmo”
  • 6.2 – Jacob do bandolim na Parte B — conceitos usados e tradução pra guitarra
  • 6.3 – Cromatismos / Ornamentos / Apojaturas / “Notas sensíveis” dos acordes

Módulo 7 – Cromatismos / Ornamentos / Lugar de chegada das notas

  • 7.1 – Por que é tão importante estudar uma música a fundo?
  • 7.2 – Cromatismo da 3M para a 5J no F47
  • 7.3 – Cromatismo da 3M para a 5J no EZ resolvendo no Aó / Anacruse na música brasileira
  • 7.4 – Receita de Samba Parte B — continuação
  • 7.5 – Variações de Jacob no motivo inicial da Parte B / Incorporando as variações
  • 7.6 – Final da Parte B e análise melódica / Conceito de dissonância emancipada

Módulo 8 – A importância do ritmo e das subdivisões / Variações de Jacob do bandolim

  • 8.1 – Estudo das variações de Jacob na repetição da Parte B
  • 8.2 – Variação sobre Amó e Em com conjuntos de 3 semicolcheias / Exercícios rítmicos de conjuntos de 3 semi-
  • colcheias / Exemplos musicais
  • 8.3 – Como Jacob usou o conceito em sua variação na música
  • 8.4 – Agrupamentos + Acentuação
  • 8.5 – Como chegar o mais perto possível do som desejado?

Módulo 9 –  + Conceitos melódicos e rítmicos da linguagem tonal

  • 9.1 – Apojaturas no V/i (acorde dominante que prepara acorde menor) / Apoj+bord
  • 9.2 – Resumo dos tipos de acordes e quais notas usar de apojaturas
  • 9.3 – Análise harmônica do iv grau que prepara o i (tonalidade menor)
  • 9.4 – Diferenças entre os tipos de diminutos (Iº ou derivado do Vb9) / Extra: acorde aumentado
  • 9.5 – Agrupamentos de notas e polirritmias

Módulo 10 – Receita de Samba / + Variações na Parte B

  • 10.1 – Variação com ghost notes no F47 e diminutos no BZ
  • 10.2 – Sair da segunda semi-colcheia como recurso melódico / Últimas variações na Parte B
  • 10.3 – Dicas de estudo

Módulo 11 – Acorde aumentado e outras variações na última Parte A de RS

  • 11.1 – Mudança de posição para facilitar execuções
  • 11.2 – Possibilidades no acorde aumentado
  • 11.3 – Escalas possíveis no acorde aumentado e pensamento escalar
  • 11.4 – Análise melódica e harmônica do Coda / Tradução pra guitarra

Módulo 12 – Acompanhamento, voicings e possibilidades harmônicas

  • 12.1 – Acompanhamento e extensões quando já tem alguém tocando o baixo
  • 12.2 – Ex.: tocando o acompanhamento em estilo comping (sem baixo) de Receita de Samba
  • 12.3 – Agrupamentos de 3 semicolcheias no acompanhamento e outras possibilidades rítmicas
  • 12.4 – Apojaturas no acompanhamento / Voicings
  • 12.5 – Acompanhamento “cavaguinístisco” / + Voicings com extensões

Módulo 13 – Masterclass Choros com Extensões Parte 1

  • 13.1 – Dissonâncias emancipadas: tão autônomas quanto qualquer nota da tríade
  • 13.2 – Jacob do bandolim na variação em Murmurando (Fonfon) — G7/9 C7b913 F7M
  • 13.3 – Chorinho de Gafieira (Astor Silva) -G7/13
  • 13.4 – Uma Noite no Sumaré (Esmeraldino Salles) pt. 1- Emó(9/7M) Amó(9)
  • 13.5 – Relação entre tonalidade e extensões Vs. Música modal
  • 13.6 – Uma Noite no Sumaré pt. 2 — Arpejo mZ / Menor melódica / “Mi menor com tudo”

Módulo 14 – Masterclass Choros com Extensões Parte 2

  • 14.1 – Novato (Esmeraldino Salles) – Diversas extensões
  • 14.2 – Carioguinhas no Choro (Altamiro Carrilho) — Bb7M
  • 14.3 – Chorinho pro miudinho (Dominguinhos) / Dominguinhos e a pentatônica
  • 14.4 – Choro Pro Zé (Guinga) QUERO ME INSCREVER! >
  • 14.5 – Chega de Saudade (Tom Jobim) / O clímax musical com sobreposições de acordes
Tom Cykman

Tom Cykman é músico guitarrista com foco na música brasileira e na improvisação. Sua linha consiste em traduzir a linguagem brasileira para a guitarra com consistência e ensinar este processo aos alunos!

Com reconhecimento internacional, fez turnês na Argentina, Portugal e Israel (Shablul Jazz), além de ministrar uma Masterclass de música brasileira no Núcleo de Samba e Choro de Buenos Aires. Foi professor convidado pela UFRGS para ministrar uma aula na disciplina de Improvisação dentro da graduação em Música Popular, coordenada por Julio Herrlein. Estudou no Conservatório de Tatuí.

​Foi premiado com o Edital Aldir Blanc onde realizou uma série de oficinas a respeito da guitarra no choro, com a qual alcançou repercussão internacional com mais de 270 pessoas inscritas de todo o Brasil, Argentina e Portugal.

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